terça-feira, 30 de abril de 2013

Circuito Motor Inferior - Neurociências

CAPÍTULO 04 - UNIDADE II


A partir desse momento serão transcritas as informações sobre a fisiologia neural em torno das funções motoras. Como será visto mais a frente a motilidade pode ser dividida em circuitos ou sistemas que se referem a seu papel na efetuação do movimento, denotando tanto hierarquização como relações anatômicas (de maneira secundária). Sendo assim, iniciamos o estudo sobre as regiões mais inferiores e terminais da ação muscular, tendo como principal constituinte o neurônio motor inferior. Com isso, recomenda-se que alguns capítulos da Unidade I sejam revistos com mais calma para o correto entendimento deste e de seus subsequentes (dentre eles o 6, 10, 12 e algumas partes do 14).
Apesar de denotar os movimento não dependem somente dos músculos, sendo estes somente órgãos efetuadores do movimento. Eles recebem informações, são coordenados e modulados, modificados por estimulações nervosas específicas. Como já dito, elas acabam no neurônio motor inferior que, segundo o neurofisiologista Charles Sherrington, constituem a “via final” para o movimento.
São objetivos desse capítulo:
·         Revisão sobre aspectos abordados em capítulos anterior da Unidade I;
·         Definição dos circuitos neurais envolvidos no movimento;
·         Revisão sobre os músculos em seus aspectos biomoleculares, assim como, o processo da contração de modo genérico;
·         Caracterizar os motoneurônios e interneurônios;
·         Descrever de modo detalhado os diversos reflexos relacionados aos circuitos inferiores;
·         Conhecer os aspectos mais básicos relacionados à locomoção.
http://www.4shared.com/office/yL6Kz0er/Circuito_Motor_Inferior_-_Neur.html

Att,
Eduardo A. Martins

0 comentários:

Postar um comentário