Todos os dias
entramos em contato com uma infinidade de informações, sensações, pensamentos e
afins, sendo que alguns apresentam importância, enquanto outros podem ser
considerados meras “distrações”. Aquelas que são realmente importantes por
algum motivo (mesmo que não se saiba dele, como é o caso da memória
“inconsciente”, isto é, em que o indivíduo não tem noção que está armazenando
aquela informação) são armazenadas na memória, para uma posterior utilização.
Também é bem conhecido de todos o processo fisiológico inverso, o esquecimento,
podendo este ser extremamente rápido ou nem ocorrer. É neste capítulo que
tentaremos responder algumas dessas questões elementares (maioria ainda não
completamente compreendida).
Antes de
iniciarmos é importante frisar que o sistema de memória e aprendizado não é um
sistema neural propriamente dito, e sim uma rede muito complexa, com muitos
vieses. Para iniciar nosso estudo vamos instigar um pouco sua memória com uma
simples questão: quem é a pessoa retratada na foto abaixo? Mais a frente no texto
saberá se sua resposta está correta (provavelmente sim) e, principalmente,
porque respondeu isso.
São objetivos
desse capítulo:
·
Compreender a sequência lógica que ocorre no processamento da memória;
·
Descrever e caracterizar os tipos e subtipos de memória;
·
Exemplificar o processo de aprendizagem;
·
Caracterizar todas etapas e circuitos envolvidos na aquisição dos
principais tipos de memória;
·
Citar alguns problemas relacionados (ver último capítulo).
http://www.4shared.com/office/N25SqfdE/Memria_e_Aprendizado_-_Neuroci.htmlAtt,
Eduardo A. Martins
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