sexta-feira, 24 de maio de 2013

Memória e Aprendizado - Neurociências

CAPÍTULO 06 - UNIDADE IV


Todos os dias entramos em contato com uma infinidade de informações, sensações, pensamentos e afins, sendo que alguns apresentam importância, enquanto outros podem ser considerados meras “distrações”. Aquelas que são realmente importantes por algum motivo (mesmo que não se saiba dele, como é o caso da memória “inconsciente”, isto é, em que o indivíduo não tem noção que está armazenando aquela informação) são armazenadas na memória, para uma posterior utilização. Também é bem conhecido de todos o processo fisiológico inverso, o esquecimento, podendo este ser extremamente rápido ou nem ocorrer. É neste capítulo que tentaremos responder algumas dessas questões elementares (maioria ainda não completamente compreendida).

Antes de iniciarmos é importante frisar que o sistema de memória e aprendizado não é um sistema neural propriamente dito, e sim uma rede muito complexa, com muitos vieses. Para iniciar nosso estudo vamos instigar um pouco sua memória com uma simples questão: quem é a pessoa retratada na foto abaixo? Mais a frente no texto saberá se sua resposta está correta (provavelmente sim) e, principalmente, porque respondeu isso.

São objetivos desse capítulo:

·         Compreender a sequência lógica que ocorre no processamento da memória;

·         Descrever e caracterizar os tipos e subtipos de memória;

·         Exemplificar o processo de aprendizagem;

·         Caracterizar todas etapas e circuitos envolvidos na aquisição dos principais tipos de memória;

·         Citar alguns problemas relacionados (ver último capítulo).
http://www.4shared.com/office/N25SqfdE/Memria_e_Aprendizado_-_Neuroci.html

Att,
Eduardo A. Martins

0 comentários:

Postar um comentário